Nesta parte tem termos de A-H.
Ver: Dicionário A-Z de Hacking - Parte 2
- A -
Adware - É um programa que automaticamente mostra publicidade, e que por estar simplesmente a mostrar ou o utilizador clicar nessa publicidade o autor do programa está ganhando dinheiro com isso.
Anti-Dialer - É um programa que detecta Dialers, impedindo fazer ligações telefónicas sem a autorização do utilizador. Normalmente os programas de segurança (Anti-Vírus) incluem este tipo de detecção. Para mais informações veja o termo: Dialer.
Anti-Phishing - É um programa que detecta software ou sites com potencial risco de tentar recolher informações pessoais do utilizador. Normalmente os programas de segurança (Anti-Vírus) incluem este tipo de detecção.
Anti-Spyware - É um programa que deteta software espião, impedindo que o programa envie, informação sensivel. Muitas das vezes é necessário instalar um programa especifico para uma protecção eficaz de Spyware.
Anti-Vírus - É software que detectam e eliminam vírus de computador (backdoors, keyloggers, spyware, trojans, worms, etc.).
Ataque de negação de serviço - Veja DDoS
- B -
Backdoor - É uma falha de segurança que pode existir num programa, que permite que um cracker tenha controlo do computador remotamente, instalando software malicioso.
Back-Up - É uma técnica de segurança, em que consiste fazer cópia de dados para um dispositivo de armazenamento, para evitar a perda dos dados originais, sendo assim possível restaurar, caso perda dos dados por corrupção de dados, eliminação intencional ou não intencional, etc.
Black hat - É um hacker criminoso, sendo também chamado de cracker, fazendo invasões maliciosas e silenciosas, em que os hackers não possuem essa ética.
Botnet - É um grupo de bots (ou computadores zumbis) infectados com software malicioso, estando sob o controlo de um computador principal para executar remotamente o que o(s) criador(es) bem quiserem.
Bug - É um defeito, falha ou erro existente no Software, causando instabilidade ou impossibilidade de a realização de determinada tarefa. Os Bugs podem causar falhas de segurança, abrindo brechas em que os crackers, podem ter acesso a determinadas informações pessoais ou secretas.
- C -
Cópia de Segurança - Veja Back-Up
Crack - É um programa para quebrar um sistema de segurança utilizando um algoritmo para gerar senhas, códigos de activação, desactivar protecções contra cópias, etc. Quem desenvolve esse tipo de software são chamados de Crackers.
Cracker - É uma pessoa que faz software de cracking.
Crash - É uma consequência de um Bug, existente no software, podendo o computador ter travamentos ou até mesmo bloquear completamente.
- D -
DDoS - É um ataque na tentativa de tornar um servidor indisponível, através de fazer múltiplos pedidos a esse computador/servidor. Este tipo de ataque é feito em Botnet's, em que o computador Master, envia informação para os Bots (computadores infectados), para aceder a determinado servidor, à mesma hora e à mesma data, tendo como consequência bloquear o servidor, tornado-o indisponível para ninguém.
Dialer - É um software malicioso que tem controlo do modem telefónico, telefonando para um ISP para fazer download de outros softwares maliciosos, ou telefonar para números de telefone de valor acrescentado. (Este software só toma efeito apenas em computadores com Internet por ligação discada através de um modem 28 ou 56kb).
- E -
Exploit - É um programa que se aproveita das vulnerabilidades de um programa, para 'injectar' código malicioso.
- F -
Firewall - É um dispositivo que aplica um conjunto de regras de segurança, a fim de controlar os dados transmitidos por ele. O termo Firewall é também conhecido pelo complemento dos programas de Anti-Vírus, sendo chamados de Firewall de Software.
- G -
Gray hat - É um hacker, com as mesma intenções e habilidades que um White hat, mas as vezes utiliza o seu conhecimento para fazer acções maliciosas.
- H -
Hacker - É uma pessoa, que usa o seu conhecimento para melhorar programas de forma legal. Podem ser também programadores, que fazem programas para modificar ou desenvolver funcionalidades novas em software já existente.
Hoax - São histórias falsas recebidas normalmente por E-Mail, que consiste em apelos dramáticos em supostas campanhas humanitárias, que por reenviar o E-Mail está pagar uma certa quantia para ajudar; ou falsos vírus que ameaçam destruir o computador em vários minutos.
Hijacker - É uma pessoa que utiliza um Trojan, que modificam páginas da Internet, ou fazem redireccionamentos, para uma determinada página a fim de ganhar dinheiro com isso.
Bem, por hoje é tudo, para a semana irei colocar o dicionário de I-P.
Gostou do que leu?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Escreva aqui o seu comentário! O seu comentário conta! Sugira, critique, comente, o que quiser!