close

Ganhe dinheiro navegando
na Internet 5 minutos por dia!
CLIQUE AQUI E REGISTE-SE JÁ
COM BONUS REFERER!


special

Proteger a rede Wireless – Cuidado pode estar a ser roubado!

Com o crescente numero das redes Wireless domésticas, muitas pessoas passam ao lado um aspecto muito importante: Segurança! Apesar de os Routers Wireless mais recentes já trazem de fábrica condições de segurança mínimas, isso muitas vezes não é o suficiente.

Uma das consequências de não levar em conta a segurança da sua rede Wireless, é facilitar o acesso a vizinhos alheios! Os sintomas de que poderá estar a ser roubado são, ter uma ligação à Internet lenta; rede Wireless ir abaixo constantemente; poderá acontecer o dia em que não consegue ligar, pois o seu vizinho mais esperto, alterou a sua password; e ainda o pior de tudo é chegar ao fim do mês e ter que pagar uma conta de Internet exorbitante!

Para evitar esses problemas e dores de cabeça, é mesmo dar mãos à obra e proteger ao Máximo a sua rede Wireless. E neste artigo é mesmo disso que irei falar: Como Proteger a rede Wireless. Também ficará um tutorial, de como fazer essas tais alterações para quem é menos experiente nestas coisas.


Nota: O exemplo aqui dado é de um Router Wireless (2Wire – 2700HGV-2) usado principalmente pela PT (Sapo). Algumas opções, poderão não estar disponíveis no seu Router. Leia o manual do seu Router para se certificar das opções disponíveis.

Antes de começar, para que tudo corra bem, terá de fazer os seguintes procedimentos:

  • Saiba o IP do seu Router. Consulte o manual do seu Router, ou faça o seguinte procedimento:
    1. Windows XP: Painel de Controlo –> Ligações de Rede; e escolha a que está ligada ao seu Router Wireless.
      Windows Vista:
      Painel de Controlo –> Centro de Rede e Partilha; e clique em “Ver estado”, na rede que está ligada ao seu Router Wireless.

    2. Windows XP e Vista: Agora clique em “Detalhes” e veja a propriedade “IPv4 Gateway predefinido”, esse é o IP do seu Router Wireless (ex: 192.168.1.1).

  • Saiba o Username e Password do seu Router. Sem saber isto não irá a lado nenhum. Se nunca mexeu nesta opção, poderá estar com a configuração de fábrica, leia o manual. Se o perdeu ou não sabe onde o guardou, vou lhe dar uma ajudinha:
    http://www.routerpasswords.com/
    http://www.phenoelit-us.org/dpl/dpl.html
    Este dois sites tem uma lista grande de passwords que os routers tem de fábrica. Acho que não posso ajudar mais! :D

  • Tenha o computador ligado por cabo de rede. Isto é necessário pois irá fazer alterações ao Router, e a ligação por Wireless poderá ir abaixo. Configure o Router por Wireless, só mesmo em último recurso!

  • Aponte num papel ou no computador, tudo o que fizer. Aponte o SSID, password, tipo de encriptação (WPA, WPA2-PSK…), username e password para o painel de administração, etc. Tudo o que alterar escreva! Pois quando chegar o dia, que tiver que alterar tudo novamente, já sabe!

Agora que já tudo pronto, mãos à obra!

  1. Regra de segurança: Ter a rede Wireless encriptada em WPA2 ou WPA. Esta é uma regra de ouro! Se ainda não tem, mude já! Não deixe a rede aberta para qualquer um, e esqueça a encriptação WEP. Se não o fizer estará a dar a sua rede Wireless de mão beijada aos seus vizinhos. Com esta regra aplicada, dará mais trabalho aos seus vizinhos e talvez a maior parte deles, desiste.
    O seu Router não suporta WPA? Actualize o Firmware! Visite o site da marca do seu Router, e faça o download da última versão. O Windows XP SP2 já o suporta! Com o Firmware actualizado terá também outras vantagens: correcção de problemas de segurança, sinal mais forte e estável, mais funcionalidades,  menu de administração melhorado, etc.

    Como fazer: Vá as configurações do Router (painel de administração), e clique  em "Home Network" e depois em “Wireless Settings”, e na opção “Wireless Security”, clique “Enable” (activar); na opção “Authentication” (autenticação), escolha “WPA2-PSK” e escolha uma password. A password deverá ter entre 8 a 63 caracteres.
    Dica: Para uma maior protecção, não use passwords fáceis ou obvias como: o nome próprio, nome do Router, data de nascimento, etc. Utilize uma password totalmente aleatória (com letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, números).
    Se não tem ideias, vá a este site: http://StrongPasswordGenerator.com/
  2. Regra de segurança: Active o filtro endereço MAC. Esta é uma regra de prata! Isto faz com que o router só aceite ligações Wireless com estes endereços MAC. O endereço MAC (ou endereço físico) é o seu número de chassis da sua placa Wireless. Diferente do endereço IP, esse número NUNCA se altera. Por isso se tiver activada esta opção, o Router só irá aceitar ligações Wireless com os números MAC, que especificou.

    Como fazer: 1º precisa saber qual é o endereço (ou endereços) que quer adicionar. Para ver o seu endereço MAC:
    1. Windows XP: Painel de Controlo –> Ligações de Rede; e escolha a que está ligada ao seu Router Wireless.
      Windows Vista: Painel de Controlo –> Centro de Rede e Partilha; e clique em “Ver estado”, na rede que está ligada ao seu Router Wireless.
    2. Windows XP e Vista: Agora clique em “Detalhes” e veja a propriedade “Endereço físico”, esse é o seu endereço MAC.
    Atenção: Certifique-se que o endereço físico é de uma placa Wireless! Não é qualquer um! Não confunda com a placa de rede (aquela que liga por cabo de rede, LAN). Se enganar depois não conseguirá mais ligar ao Router por Wireless! Por isso é que eu recomendei em cima, que fizesse isto por cabo de rede. Se fez isto por acidente, ligue-se ao Router por cabo de rede e anule o que fez.
    Agora que já sabemos o endereço MAC, activar o filtro e adicionar o(s) endereço(s) ao Router. Para isso vamos novamente a "Home Network" depois clicamos em “Wireless Settings” e depois clicamos em “Edit MAC Filtering”. Depois clique em “Enable” e no campo “Add MAC Address” coloque lá o(s) endereço(s) (ex: 00:63:AF:D4:90:11) e clique “Add To List”. Depois clique em “Save”. Provavelmente o Router lhe irá dizer que vai reiniciar, para colocar as alterações em efeito.

  3. Regra de segurança: Altere a password de acesso ao painel de administração. Esta é uma regra de bronze! Assim, mesmo que o seu vizinho consiga ligar-se ao seu Router (se não aplicar as 2 regras acima, o seu vizinho consegue ligar-se), não terá acesso a modificar as configurações.

    Como fazer: Vamos a “System”, depois clicamos em “System Password”. Clicamos na opção “Enable” (activar), e escrevemos a password antiga, e escrevemos a nova 2 vezes (para confirmar). Depois clique em “Save”, para tudo tomar efeito.

  4. Regra de segurança: Desactive a Auto-Promoção (SSID Broadcast). Assim a sua rede Wireless não será sequer descoberta! A desvantagem de ter isto activado, é que se por exemplo tiver formatado o computador ou eliminou a ligação guardada (o que permite que o computador ligue automaticamente, sem ter que introduzir sempre a password), terá de introduzir tudo manualmente: SSID, password, tipo de encriptação, etc.

    Como fazer: Vá a “Home Network”, depois clique em “Wireless Settings” e simplesmente tire o visto (V) da opção “SSID Broadcast”. Depois clique em “Save”, para tudo tome efeito.
     
  5. Regra de segurança: Diminua a potência do Wireless. A maior parte das vezes temos Wireless, só para usar em casa, e não é necessário que a potencia esteja no máximo para abranger a casa toda. Outra táctica que poderá também fazer, é deixar velocidade de ligação no mais alto possível (normalmente 54 Mbps). Deixar na velocidade máxima, obrigará automaticamente a estar mais perto do router para conseguir ter um sinal estável. E é mesmo isto que vamos fazer, pois este Router não possui a opção de diminuir a potência do sinal.

    Como fazer: Clique em “Home Network”, depois clique em “Wireless Settings”. Na opção “Maximum Connection Rate” coloque no máximo possível. Depois clique em “Save”, para que tudo tome efeito.

  6. Regra de segurança: Desligue o router quando não precisa da Internet. Esta é uma regra mais que óbvia! Além de estar a gastar electricidade, também poderá estar a ser roubado quando está a dormir! Este é um dos maiores erros que a maior parte das pessoas cometem.

Conclusão: Com estas regras aplicadas, terá com certeza uma rede Wireless mais segura, e como uma muralha autêntica!

Se tiver alguma dificuldade ou dúvida não hesite em comentar!

Artigos de Interesse: Saiba as ligações Wireless de todo o mundo!


Gostou do que leu?
Subscrever pelo RSS
Ou
Endereço de E-Mail:

2 comentários:

Unknown disse...

Quanto á parte financeira, internet ilimitada a custo fixo é a maior segurança ;)

ED-ImagemTurbo disse...

Boas dicas!!!

Enviar um comentário

Escreva aqui o seu comentário! O seu comentário conta! Sugira, critique, comente, o que quiser!